Exposição de Arte Têxtil
9 Cores, 3 Geografias
de Marta Leite
Artista Plástica e Investigadora de I*Artes e do Projeto REVIVE
De 4 a 26 de Outubro de 2024 | Real Fábrica Veiga (Galeria)
A exposição 9 Cores, 3 Geografias estabelece uma ligação entre Berlim (Alemanha), Bío-Bío (Chile) e Covilhã (Portugal), através do potencial cromático de plantas que habitam estas três regiões.
Apresenta uma série de experiências pictóricas e de tingimento, respetivamente sobre tecido e papel, concebidas com tintas e banhos de cor extraídos de plantas e vegetais. Este método de trabalho, iniciado em Berlim, onde as tintas foram feitas apenas com cascas de vegetais, frutos silvestres e ervas daninhas, procura seguir uma lógica de compostagem e coleta sustentável. Chama a atenção para plantas ou excedentes de vegetais que muitas vezes passam despercebidos, abrindo uma nova perspetiva sobre o seu potencial.
Em Berlim, os territórios apresentados são zonas urbanas cobertas de plantas espontâneas. No caso de Bío-Bío, as plantas remetem para as tradições de tinturaria ancestrais ainda vigentes e em risco devido às empresas florestais que afetam a flora autóctone. Na Covilhã, procedeu-se ao mapeamento cromático da ribeira da Goldra, aludindo à identidade têxtil da região.
Em 9 Cores, 3 Geografias procura-se refletir sobre questões de proteção ambiental e sustentabilidade, abrindo uma nova perspetiva sobre a paisagem, vivenciando-a e interpretando-a através da materialidade cromática da flora que a habita.
BIO DE MARTA LEITE
Concluiu a Licenciatura e Mestrado em Escultura e Domínios Conexos, na Universidade das Artes de Berlim (2010).
Presentemente é doutoranda em Media Artes na Universidade da Beira Interior, investigadora do i*Artes e REVIVE.
Expõe regularmente desde 2006, sendo de destacar os seguintes locais:
Trabalha principalmente em desenho, pintura, instalação e têxteis, tendo como tema recorrente a paisagem e o relacionamento humano com eventos fugazes, transitórios e efémeros, problematizando estas questões através do uso de materiais orgânicos. A sua atual investigação artística debruça-se sobre o têxtil, especificamente com relação à tinturaria natural.
A exposição conta com os apoios de LabCom - Comunicação e Artes, I*Artes e do Museu de Lanifícios da UBI.