PT | EN

Palácio Rego: planta de tetos do salão de jantar e da saleta (pormenores). S.d.
Fonte: Arquivo Distrital de Leiria

 

Conferências no Museu sobre Ernesto Korrodi

 

25 NOV 2022 (14h30) | Real Fábrica Veiga (Auditório)

No dia 25 de novembro, pelas 14h30, no Auditório da Real Fábrica Veiga, serão apresentadas duas conferências sobre a obra de Ernesto Korrodi (Zurique, 1870-Leiria, 1944), um arquiteto com as nacionalidades suíça e portuguesa, que deixou marcas substantivas na paisagem cultural da Covilhã, de que se destacam os projetos arquitetónicos estilo Arte Nova da  “Empresa Transformadora de Lãs, Lda.” (1920), atual Faculdade de Engenharia da UBI, do “Palacete-Jardim”, projetado para a família de Joseph Bouhon em 1915, já classificado como Monumento de Interesse Público, e das agências do "Banco de Portugal" (1922-1925) e do "Banco Nacional Ultramarino" (anos 20 do séc. XX).

Pelas conferencistas, Genoveva Oliveira e Mónica Romãozinho, serão abordadas duas perspetivas da obra de Ernesto Korrodi, referentes ao seu legado artístico e humanista e à qualidade dos seus desenhos que resultavam numa perfeita simbiose entre o exterior e os interiores dos seus projetos.

O acesso é livre e dispensa inscrição prévia.

Programa (14h30):

GENOVEVA OLIVEIRA | KORRODI – Do Humanista ao Arquiteto

Korrodi, suíço e apaixonado por Portugal, viveu na transição dos sécs. XIX-XX, entre Braga e Leiria, deixando um importante legado artístico. Mas o seu legado humanista é talvez o mais extraordinário de todos. Lutador de causas sociais e humanistas, como a redução do número de horas de trabalho, a conquista de um dia livre por semana, foi também um grande defensor do património cultural e natural no distrito de Leiria. Professor e arquiteto, viajou pelo país dando diversas conferências e divulgando as nossas riquezas.

MÓNICA ROMÃOZINHO| O papel do desenho no percurso de Ernesto Korrodi enquanto Arquiteto e Designer

No contexto oitocentista e início do século XX, marcado por projetos essencialmente ecléticos, os interiores domésticos e respetivo mobiliário resultavam do trabalho desenvolvido por arquitetos, decoradores, pintores ou entalhadores. Evidenciamos o papel de Ernesto Korrodi (1870-1944), professor contratado pelo governo português para lecionar no ensino industrial, que se evidenciaria pela sua metodologia projetual, particularmente sedimentada no desenho. Os seus projetos revelavam um elevado sentido de unidade e síntese, resultante do entendimento do espaço interior como um todo coerente que advém das relações que se estabelecem entre planos, ornamento, iluminação e mobiliário. Pretendemos, com esta apresentação, analisar registos gráficos produzidos pelo autor em causa, compreender a sua vocação como fonte de perceção da realidade envolvente e como via da exploração projetual ou de apresentação final.

Ver Cartaz


Curriculos

GENOVEVA OLIVEIRA, Curadora independente e colaboradora de várias instituições privadas e públicas

A sua carreira profissional divide-se entre a curadoria e a educação artística em Portugal e noutros países como Áustria, Noruega, Suécia, Itália, Espanha, Angola, EUA e Paquistão.
Formou-se em História e Ciências Sociais. Tem mestrado em História Regional e Local (Especialização em História da Arte / Museologia) e Doutoramento (História da Arte), bem como várias formações em gestão cultural e curadoria.
Tem formação em curadoria (Suécia e Espanha). Entre os projetos de curadoria mais recentes, destacam-se os seguintes, a nível internacional: “Sustentabilidade” (Governo Civil de Braunau, Braunau, Áustria, maio de 2019), “Sim, eu sou” (Centro Jean Monnet, Lisboa , Portugal, junho de 2018), “Portugal is my heart” (Lahore, Paquistão, março de 2018), “Without Borders” (Noruega, agosto de 2017), “Beat the Street” (Portugal, Instituto Politécnico de Leiria, outubro de 2017), “The She Project” (2014/2016 envolvendo museus, universidades e galerias de sete cidades portuguesas); o projeto internacional "Corpus" (Museu José Malhoa, Caldas da Rainha, Portugal, 2016), entre tantos outros.
Criou e foi curadora do projeto de Educação Patrimonial “Rota de Arquitectura Korrodi” em Leiria, Portugal.
Participou como atriz do filme “Hotep” e com os realizadores finlandeses Petri Salo e Axel Sutinen e o produtor português Rui Almeida; e participou ainda no projeto cinematográfico "Dimension N ; Amigos Para Sempre" (com os realizadores finlandeses Petri Salo e Axel Sutinen e o produtor Jorge Leal), tendo os dois filmes já ganhado vários prémios a nível internacional.


MÓNICA ROMÃOZINHO (Lisboa), Professora Auxiliar da UBI e investigadora do LabCom

É arquiteta (1999, FA-UTL) e professora auxiliar na Universidade da Beira Interior e  investigadora no Labcom. Realizou um pós-doutoramento em Design intitulado “Espaços possíveis, mas improváveis: concepção de linha de joalharia” (2021, FAUL).
É doutorada em Design com a tese “Design de Interiores Domésticos no início do século XX: Apontamentos de Arte Nova na obra de Ernesto Korrodi” (Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, 2013).
Mestre em Design (2007, FA-UTL). Foi membro do projeto de investigação “Arquitectura (s) de Papel - Estudo sistemático de imagens e projectos de Arquitectura do início do século XX, através de A Construção Moderna 1900-1919”. Participa regularmente em congressos científicos internacionais como autora e moderadora/ organizadora. Destacamos algumas das publicações internacionais mais recentes:

  • Romãozinho, M. “Somewhere between architecture and jewellery.” (2022) In: 2nd International Conference on Human Dynamics and Design for the Development of Contemporary Societies. AHFE 2022 conference. Sheraton Times Square, Manhattan, New York, USA, July 24-28, 2022. Springer Nature Switzerland AG. Springer Cham.
  • Romãozinho, M. (2022). Exposição Internacional de Artes Decorativas e Industriais Modernas: a arquitectura anti-cúbica e cinemática de Mallet-Stevens. In: Res Mobilis: Revista internacional de investigación en mobiliario y objetos decorativos
  • Romãozinho, M. Playful Spaces. Versatility, appropriation end emotion in jewellery design. In: Martins, N., Brandão, D. (eds) Advances in Design and Digital Communication II - Proceedings of the 5th International Conference on Design and Digital Communication, Digicom 2021, November 4–6, 2021, Barcelos, Portugal. Cham: Springer.
  • Romãozinho, M. (2021). Unidade e síntese na relação entre o mobiliário e o espaço doméstico:  um olhar sobre a obra de Nicola Bigaglia (1837-1908) e Ernesto Korrodi (1870-1944). In Actas do Ciclo de Conferências Ernesto Korrodi. 21-28 Nov. 2020. Coord. José Manuel Fernandes. Leiria: Banco das Artes Galeria. 
     

Últimas exposições em que participou: Jewelry Drops, Milano Jewelry Week, out.2022, XXI Bienal Internacional de Arte de Cerveira, 1 ago.-31 dez.2020; “Possible but Improbable Spaces: From space to the materialized jewel”, Fábrica da Criatividade, Castelo Branco, 19-28 jul.2019.